PROJETO UCA.

TRABALHANDO COM HAGÁQUÊ

1.1 IDENTIFICAÇÃO
Incentivar a importância da leitura e da escrita.

1.2 FINALIDADE
Adquirir conhecimentos através de produção de histórias em quadrinhos.

1. 3 INTRODUÇÃO
O inúmero tipo de leitura vem mostrando a grande importância da mesma para o nosso dia -a- dia; visando a melhora e o cultivo do hábito pela leitura, aproveitamos a oportunidade de se trabalhar histórias em quadrinhos utilizando o programa Hagáquê.

1. 4 PROBLEMATIZAÇÃO
-A importância de incentivar a leitura e a escrita através de histórias em quadrinhos utilizando a tecnologia.

1. 5 DELIMITAÇÃO
- Este trabalho vem incentivar o aluno para a importância da leitura e escrita despertando o interesse e a criatividade.

1. 6 OBJETIVO GERAL
- Conhecer as características dos balões, relacionando balões de fala, as personagens com apoio nas expressões faciais;
- Produzir histórias em quadrinhos.

1. 7 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Trabalha o significado de cada tipo de balões que aparecem nas histórias em quadrinhos;
- Solicitar pesquisas de links de histórias em quadrinhos deixando que os alunos divirtam-se com a leitura;
- Trabalha interpretação de histórias em quadrinhos utilizando textos impressos e livros;
- Faz produção coletiva de histórias em quadrinhos;
- E para finalizar o trabalho faz produção de histórias em quadrinhos em dupla utilizando o programa Hagáquê.
1. 8 JUSTIFICATIVA
A melhor maneira de fazer com que as crianças sintam prazer pela leitura e escrita é trabalhar texto que chame atenção, deixando que produzam seu próprio texto na forma agradável, expressando sua criatividade através de histórias em quadrinhos.
O trabalho com história em quadrinho tem a finalidade de incentivar a leitura e a escrita no qual a criança expressa seus sentimentos e conhecimentos.
Procurar transmitir aos alunos, segurança, onde eles adquirem estímulos pela leitura e a escrita.

  1. 9 GRONOGAMA
5 aulas de 1 hora 30 minutos

1. 10 RECURSOS UTILIZADOS
Serão utilizado livros, Laptop , figuras em quadrinhos impressa, caderno, lápis e borracha.

1. 11 AVALIAÇÃO
  • Através da participação e das produções.
professoras:Raquel e Vilma .
 

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PLANO DE AULA. .

PLANO DE AULA.


E.M.E.F:PROFESSOR IRINEU ANTONIO DRESCH
5º ANO;
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA.

                 Habilidades:
  •        Identificar, no texto narrativo, o narrador e o foco narrativo;
  •        Analisar o enredo e a organização temporal do texto narrativo;
  •       Caracterizar os personagens e o espaço no texto narrativo.


Objetivos:

  •        Despertar o prazer pela leitura;
  •      Incentivar o aluno a desenvolver habilidades e produção com este tipo de texto;
  •       Desenvolver habilidades quanto à linguagem oral e a escrita;
  •        Desenvolver criatividades;
  • ·      Identificar a diferença entre narrador personagem, observador e onisciente.
  •  

Metodologia:
  •          Escolha de livros para a leitura;
  •         Pesquisar na internet  texto  narrativo;
  •         Solicitar ao aluno que escolha uma personagem da história, contar para os colegas o acontecido;
  •         Explorar o titulo do texto, fazendo perguntas como: O titulo é coerente com a história? Por quê? Por que a palavra é escrita com letra inicial maiúscula?
  •         Por que esse texto é uma narrativa? O narrador é o personagem da história? Onde o fato acontece e que palavra mostra isso?
  •         Produzir texto narrativo na 1ª pessoa ou usando a 3ª pessoa;
  •          Transformar o foco narrativo de narrador observador para narrador personagem.

Avaliação:
  •  Digitar o texto no laptop, postar  no blog, fazer a leitura para a classe.